Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Governos da Lunda Sul e Alto Katanga assinam protocolo de intenção

Um protocolo de intenção de cooperação, com o objectivo de implementar acções que visam o desenvolvimento dos sectores da Indústria Mineira, Ensino Superior, Comércio, Turismo e Agricultura, foi assinado, neste fim-de-semana, em Lubumbashi, pelos governos da Lunda Sul (Angola) e Alto Katanga (RDCongo).

O memorando, rubricado pelos governadores Ernesto Kiteculo (Lunda Sul) e Celestin Pande Kapopo (Alto Katanga), tem como finalidade alargar os vínculos de relacionamento e promover as trocas comerciais entre as duas províncias.

Pretende-se, com este protocolo, permitir que no futuro empresários angolanos e congoleses invistam nas duas províncias, com vista a dinamizar a exportação de produtos do campo, bem como aumentar o volume de visita de turistas às circunscrições e reforçar o corpo docente para a Lunda Sul.

Na ocasião, o governador de Alto Katanga, Celestin Kapopo, considerou fundamental esta intenção, uma vez que as duas províncias necessitam de investimentos privados para promover o desenvolvimento sustentável e, consequentemente, gerar emprego para a juventude.

O governante espera, da parte do governo da Lunda Sul, um convite oficial para conhecer as potencialidades económicas que a circunscrição dispõe, com vista a incentivar os empresários congoleses a investirem nesta parcela do território angolano.

Acrescentou que os empresários angolanos “têm as portas abertas” para investirem no Alto Katanga.

Por seu turno, o governador da Lunda Sul, Ernesto Kiteculo, considerou oportuna a assinatura do memorando, uma vez que o seu governo tem como prioridade o desenvolvimento dos sectores da agricultura e educação e augura que as intenções dos dois governos transformem-se, o mais rápido possível, num facto para o bem-estar dos dois povos.

“A RDC tem muita experiência no sector do comércio e dispõe de quadros qualitativos que podem contribuir para a melhoria do ensino superior na Lunda Sul, dai a nossa vontade em alargar a nossa cooperação em várias áreas e esperamos que tal facto se efective o mais rápido possível”, acrescentou.

Fez saber que vai convidar o seu homólogo, nos próximos dias, no sentido de visitar a província para manter contacto com alguns empresários, com vista a efectivação das cooperações que se pretende. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »