Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

EUA bloqueiam declaração do Conselho de Segurança da ONU sobre violência em Gaza

Os Estados Unidos bloquearam, neste sábado (31), um projecto de declaração do Conselho de Segurança da ONU que apela à moderação e pede uma investigação sobre os confrontos na fronteira de Israel com a Faixa de Gaza que deixaram 16 mortos, segundo fontes diplomáticas.

Os confrontos ocorreram quando soldados israelitas abriram fogo na sexta-feira contra palestinianos que se aproximaram da cerca fortificada entre a Faixa de Gaza e Israel, palco frequente de distúrbios sangrentos.

Além de 16 palestinianos mortos, 1.400 ficaram feridos, 758 por armas de fogo, e o restante por balas de borracha e inalação de gás lacrimogéneo, segundo o Ministério da Saúde de Gaza.

O Kuwait, que representa os países árabes no Conselho, apresentou um projecto de declaração pedindo “uma investigação independente e transparente” da violência, enquanto expressa “séria preocupação com a situação na fronteira”.

Também reafirma “o direito ao protesto pacífico” e “o pesar (do Conselho) pela perda de vidas inocentes palestinianas”.

O rascunho da declaração foi distribuído ao Conselho na sexta-feira, mas no sábado os Estados Unidos apresentaram objecções e disseram que não apoiavam sua adopção, segundo um diplomata do Conselho de Segurança à AFP.

Procurada, a missão americana na ONU não respondeu às perguntas da AFP.

A declaração proposta também pede “respeito ao direito internacional humanitário, incluindo a protecção de civis”, de acordo com o projeto ao qual a AFP teve acesso. (Afp)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »