Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Diplomata angolano homenageado na China

A Câmara de Comércio Angola-Macau e o Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os países de Língua Portuguesa homenagearam, recentemente, o embaixador de Angola na República Popular da China, em fim de mandato, João Garcia Bires, pela sua contribuição no desenvolvimento dessas instituições.

Em jeito de agradecimento e de balanço do seu mandato, Garcia Bires destacou a importância de Macau nas relações entre o gigante asiático e o seu país, sobretudo nesta fase em que Angola está engajada na diversificação da economia.

“Por razões históricas, Macau tem uma importância singular, resultante do factor língua, posicionando-se como uma plataforma por onde giram os nossos interesses comuns”, sublinhou o embaixador.

Numa nota de imprensa da Embaixada de Angola em Pequim, chegada à Angop nesta segunda-feira, Garcia Bires disse que com a facilidade de Macau em recepcionar produtos angolanos, alarga-se o leque de interesses de Angola que tem no seu programa a diversificação da economia.

Neste sentido, manifestou a necessidade de Angola apresentar e comercializar os seus produtos, através de Macau, não só no território, mas também na região do Delta, se assim for o interesse das partes.

De acordo com extractos de uma entrevista publicada pelo jornal macaense “Clarin”, o diplomata angolano destacou o papel do Fórum Macau, onde os interesses e a cooperação económica e comercial com a China se cruzam com os países de Língua Portuguesa.

“Desde a criação do Fórum Macau, até à presente data, os países participantes já constituíram a sua própria identidade. Basta ver o volume de visitas de negócios, da cooperação, sempre activa, e dos trabalhos em prol do desenvolvimento técnico e científico”, sustentou.

Sobre a actual situação de Angola, disse que o Presidente da República, João Lourenço, tomou posse numa altura em que o país está a atravessar um dos mais difíceis momentos, decorrente da crise económica e financeira, com reflexos na vida dos cidadãos.

Quanto ao seu desempenho, Garcia Bires disse ser difícil auto-avaliar-se, porém, julga ter cumprido a missão que lhe foi incumbida, ao mesmo tempo que sente-se privilegiado por ter representado o Estado angolano na República Popular da China desde Dezembro de 2011.

A partir da capital chinesa, representou igualmente os interesses do Estado angolano na Mongólia, na República Democrática e Popular da Coreia, assim como na República Islâmica do Paquistão.

No decurso da sua carreira diplomática, Garcia Bires desempenhou as funções de embaixador de Angola na Namíbia, Moçambique, Malawi, Comores, Madagáscar e Suazilândia. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »