Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Dez anos de prisão para padre católico por pedofilia no Peru

A justiça peruana confirmou, na quarta-feira, a sentença de dez anos de prisão, decidida em primeira instância, contra um padre católico por pedofilia.

Depois de pronunciar o veredito por “atentado ao pudor contra um menor”, o tribunal ordenou a prisão imediata do padre Luis Hernan del Carpio Costa, da paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, em Nova Chimbote (Norte), de acordo com um comunicado.

O padre, que garantiu estar inocente, foi condenado em primeira instância em 2017, pelo caso ocorrido em 2014. A vítima, um rapariga que integrava o coro da paróquia, tinha à data 12 anos de idade. O padre foi suspenso, na sequência do escândalo.

O bispo de Chimbote, Angel Simon Piorno, pediu publicamente “perdão pela conduta repreensível” do padre e prometeu assegurar a proteção de “menores e vulneráveis”.

Nos últimos anos, vários casos de abusos sexuais de menores por padres e por laicos funcionários de organizações católicas foram divulgados no Peru.

A Igreja católica foi abalada por escândalos de pedofilia, incluindo no vizinho Chile, em vários continentes.

O papa Francisco reconheceu na quarta-feira ter cometido “erros graves” na avaliação do escândalo de abusos sexuais no Chile, depois de ter conhecido as conclusões de um inquérito, e convidou as vítimas que tinha desacreditado a ir a Roma para que lhes possa pedir perdão. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »