Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Destruídos produtos supostamente contaminados por listeriose

Quatrocentas embalagens de produtos diversos de origem Sul africana, entre salsichas, franco congelado e chouriço, supostamente contaminados com listeriose, foram hoje, segunda-feira, inutilizados no aterro sanitário dos Mulenvos, em Luanda.

Os produtos fabricados por empresas sul-africanas eram comercializados em lojas da Shoprite que foram apreendidas no mês de Março de 2018 pelas autoridades sanitárias angolanas quando tiveram conhecimento da existência destes.

Falando à imprensa, o chefe do departamento provincial dos Serviços de Veterinária de Luanda, João Mendes de Carvalho, disse que a comunicação partiu do próprio fornecedor informando que existiam em Angola produtos supostamente contaminados por uma bateria conhecida por listeriose.

Explicou que o caso começou na África do Sul, país produtor, onde pelo menos 180 pessoas morreram vítimas de listeriose, tornando-se uma questão da saúde pública que as autoridades angolanas tomaram as medidas preventivas necessárias.

João Mendes de Carvalho disse que foi criada uma comissão multi-sectorial integrado por técnicos dos Serviços de Veterinária, Investigação Criminal (SIC), Inspecção Geral do Comércio, Saúde e o INADC, que actuam em todo o país.

Precisou que em até ao momento não existem em Angola relatos da doença, mas tem sido tomadas medidas de prevenção com a vistoria de todos os estabelecimentos comerciais e mercados informais com destaque para a Shoprite.

” Todos os produtos processadas de origem sul Africana, supostamente contaminados por listeriose, até de stok, foram apreendidos e retirados do circuito de vendas no mês de Março, ” disse.

Explicou que a recolha e destruição dos produtos contaminados das lojas da Shoprite vai continuar a nível nacional, caso a situação exija. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »