Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Desemprego domina encontro de auscultação dos jovens

O elevado índice de desemprego no seio dos jovens (quase 80 porcento), dominou neste sábado o encontro de auscultação entre o governador da província da Lunda Sul, Ernesto Kiteculo, e a juventude local.

Durante o encontro, que teve lugar no cine chicapa, os jovens defenderam a necessidade de se transferir a sede da Sociedade Mineira de Catoca e da Endiama para a província da Lunda Sul, por ser o território onde se explorar 75 porcento dos diamantes em Angola.

“Se é na região leste onde se explora o diamante, faz sentido colocar a sede destas duas instituições na província da Lunda Sul, por estar no centro, para permitir a criação de postos de trabalho para os jovens, desconcentrando deste modo, a gestão do país”, justificaram.

Pediram a construção da barragem hidroeléctrica do chicapa 2, melhoria da iluminação pública nos bairros periféricos, colocação de semáforos e a substituição dos actuais sinais de trânsito na cidade de Saurimo.

Os jovens solicitaram a reabilitação das estradas nacionais 180 (Saurimo/Luena) e 230 (Saurimo/Malanje), vias secundárias e terciárias, asfaltagem das ruas de alguns bairros periféricos, bem como a substituição da malha urbana.

Apelaram o governo no sentido de ser mais rigoroso na fiscalização das obras públicas, transparência na gestão do erário público, bem como solicitaram transportes escolares e melhoria nos serviços de saúde.

Soluções para a contrapor as ravinas, transparência no concurso público, sobretudo nos sectores da educação e saúde, maior investimento no sector agrícola, efectivação do pólo industrial, aumento no abastecimento da água potável, melhorar o apetrechamento dos centros de formação profissional, constam das preocupações dos jovens.

Em resposta, o governador local, Ernesto Kiteculo, assegurou que as obras da barragem hidroeléctrica do chicapa 2, pode arrancar ainda este ano ou no princípio de 2019, enquanto a conclusão da reabilitação das estradas nacionais 180 e 230 está prevista para o primeiro semestre de 2019.

Quanto aos concursos públicos nos sectores da saúde e educação, disse que o governo vai trabalhar no sentido de garantir a transparência e justiça, onde a admissão será por mérito e não por compadrio.

Sobre as ravinas e a asfaltagem de algumas ruas dos bairros periféricos e a melhoria da iluminação pública, Ernesto Kiteculo anuncio que existem projectos do governo local e central para dar solução destes problemas ainda este ano.

No que toca os sinais de trânsito e colocação de semáforos, o governante prometeu trabalhar com as administrações municipais e a Polícia Nacional para se encontrar soluções.

Para a agrícola, informou que o governo esta trabalhar para cativar empresários nacionais e estrangeiros, no sentido de investirem neste sector, uma vez que a província dispõe de condições climáticas e solos férteis para tal.

Participaram no encontro, jovens pertencentes às organizações partidárias, associações juvenis, estudantes, entre outros. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »