Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Dembos carece de técnicos de saúde e fármacos

O Centro de saúde da comuna do Piri, no município dos Dembos, província do Bengo, tem um laboratório completamente equipado, mas paralisado por falta de técnicos de laboratório.

Nesta unidade sanitária, são efectuados apenas testes rápido de malária, situação que dificulta os pacientes que aí acorrerem.

A constatação foi feita na terça-feira pela governadora provincial do Bengo, Mara Quiosa, durante uma visita efectuada ao referido município que necessita de técnicos de saúde especializados e fármacos para o Hospital Regional dos Dembos.

Mara Quiosa assegurou que o governo vai trabalhar para a aquisição dos fármacos e recrutamento de novos técnicos de saúde, mediante concurso público.

A governadora procedeu a entrega de uma ambulância para a transferência dos pacientes.

O Hospital Regional dos Dembos atende pacientes provenientes dos demais municípios do Bengo e da vizinha província do Uíge, com patologias como a malária e diarreia aguda e tem equipamento novo, como um raio X e bloco operatório, por montar pela empresa contratada para o efeito.

Na ocasião, o director do Hospital Regional dos Dembos, Salomão Ngonga, disse que a viatura vai minimizar a dificuldade no domínio de transporte, apesar de não ser suficiente para atender as necessidades das unidades sanitárias na região.

O Hospital Regional dos Dembos tem capacidade de internamento de 48, das 70 previstas, e possui serviços de banco de urgência, assistência pré-natal, salas de parto, internamento, medicina e pediatria, banco de sangue e laboratórios, assegurado por 76 técnicos, quatro médicos e uma psicóloga clínica. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »