Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Cidade do Soyo completa hoje 44 anos de existência

A cidade do Soyo, zona costeira da província do Zaire, completa hoje (quinta-feira), 44 anos desde que ascendeu a categoria de urbe, a 5 de Abril de 1974.

Para o efeito, o governador provincial do Zaire, José Joanes André, decretou tolerância de ponto para o sector público e privado durante todo o dia 5 de Abril a nível da circunscrição.

Segundo o despacho, a que a Angop teve acesso, a tolerância de ponto não abrange aos sectores que laboram em regime de turno.

Entretanto, o programa das festividades, abarca várias actividades com destaque para a inauguração de um centro materno infantil e uma rua no complexo residencial “Kinganga Mavakala.

Reserva ainda actividades culturas e desportivas com realce para artes marciais e uma corrida de motorizada em circuito fechado, bem como um espectáculo musico-cultural.

Com uma superfície de cinco mil e 275 quilómetros quadrados, Soyo é um dos seis municípios da província do Zaire situado no litoral norte, junto à foz do rio Zaire, com uma população estimada em 227 mil e 175 habitantes.

O kisolongo é a língua predominantemente falada por seus habitantes que têm na agricultura, caça e pesca artesanal e continental como a principal actividade de sobrevivência.

A exploração petrolífera a partir do offshore (mar) e onshore (terra) constitui a principal actividade deste município costeiro do Zaire que tem dado passos significativos para o seu desenvolvimento. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »