Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Autoridades afinam mecanismos de apoio às vítimas de violência no género

Trinta pontos focais e membros de grupos multissectoriais de apoio às vítimas de violência no género estão a ser capacitados, desde terça-feira, em Ndalatando, numa acção do Gabinete provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género no Cuanza Norte.

Com a duração de três dias, a acção formativa conta com a parceria da organização não-governamental Médicos del Mundo e vai dotar os participantes de conhecimentos específicos sobre o atendimento integrado às vítimas de violência doméstica.

Proporcionar aos participantes conhecimentos teóricos e práticos necessários para o incremento das suas capacidades de assistência às vítimas e prevenção da violência constam igualmente dos objectivos do certame.

Durante a capacitação, os formandos abordarão temas como “Conceitos básicos de violência baseada no género”, “Causas, factores de risco e de protecção da vítima baseada no género”, “Ciclo da violência de género”, “Conceito de sexo e género”, “Consequências da violência do género”, “Mitos e falsas crenças sobre a violência no género”, entre outros.

A formação está a ser orientada por técnicos do Gabinete da Acção Social, Família e Igualdade do Género do Cuanza Norte, bem como dos Médicos Del Mundo e está a ser dirigida a funcionários de várias instituições públicas e líderes da sociedade civil.

Entretanto, em declarações à Angop, o técnico do Gabinete da Acção Social, Família e Igualdade do Género no Cuanza Norte, Eliseu Ângelo Bento Miguel, referiu que de Janeiro a Março do ano em curso, a instituição atendeu um universo de 208 casos de violência no género.

Desses casos, 58 envolvem homens que apresentaram-se como queixosos.

De acordo com Eliseu Ângelo, a maior parte desses casos estão relacionados com a violência económica, como a falta de prestação de alimentos, despejos, seguidos de violência psicológica, através de ofensas morais, bem como violência física. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »