Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Angola convidada para cimeira sobre protecção do rio Congo

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu formalmente um convite para participar na cimeira de Chefes de Estados sobre a protecção da bacia do rio Congo, a ter lugar no dia 25 deste mês na cidade de Brazzaville, República do Congo.

O convite foi formulado pelo Presidente do Congo, Dennis Sassou Nguesso, e transmitido nesta quarta-feira, em Luanda, ao Chefe de Estado angolano, pelo ministro congolês dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Jean Claude Gakosso.

No final da audiência concedida pelo Presidente da República, Jean Claude Gakosso informou que a cimeira, de âmbito internacional, é fruto de uma iniciativa para a protecção da fauna e da flora dos países que partilham a bacia do rio Congo.

O rio Congo, também conhecido por rio Zaire, é o segundo maior de África, com uma extensão de 4.700 quilómetros. Em termos de vida aquática, tem 700 espécies de peixes, vários répteis e uma vasta fauna e flora.

Na qualidade de enviado especial, Jean Claude Gakosso informou ainda que abordou, com o Presidente João Lourenço, a situação na República Democrática do Congo (RDC), que regista avanços na prepara das eleições, para Dezembro próximo, e uma relativa calma.

Angola e o Congo acompanham o processo da RDC, no sentido de ajudarem e, junto da comunidade internacional, garantirem que os objectivos que todos almejam (eleições livres e justas) sejam alcançados.

As repúblicas de Angola e do Congo mantêm excelentes relações de cooperação, envolvendo os sectores político e diplomático, dos transportes, petróleos, comércio, turismo, ambiente, entre outros, assim como no quadro das instituições internacionais e regionais que ambos integram. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »