Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Aeroporto da Catumbela passa a internacional em Fevereiro de 2019

A nomalias de ordem técnica e razões financeiras estiveram na base do atraso da certificação do aeroporto da Catumbela, em Benguela, justifica o presidente do Conselho de Administração da ENANA, Manuel Ceita, em declarações exclusivas ao VALOR.

“Não tendo capacidade financeira, as obras que deveriam ser feitas não aconteceram como previsto”, revela, admitindo, no entanto, que até Fevereiro de 2019, “todas as situações pendentes ficam resolvidas”.
Além da certificação nacional pelo INAVIC, o aeroporto também deve cumprir com as regras do organismo internacional da aviação civil internacional.

O responsável da ENANA garante que os aeroportos de Luanda e da Catumbela terão a certificação este ano. Em Agosto o da capital e o segundo em Fevereiro do próximo ano.

Inaugurado em Agosto de 2012, pelo ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos, o aeroporto da Catumbela tem duas mangas para embarque e desembarque e uma pista de 3.700 metros, com uma capacidade para 2,2 milhões de passageiros por ano e para atender mais de 900 pessoas por hora.

A partir de Fevereiro de 2019, deve passar a receber aviões de todo o tipo e, em caso de mau ambiente climático ou necessidade, por decisão da tripulação, os voos com destino à Catumbela poderão aterrar em Luanda e vice-versa, de acordo com Manuel Ceita.

A infra-estrutura faz parte de uma estratégia do Estado para o desenvolvimento aeroportuário do país, na região sul.

O aeroporto da Huíla por enquanto, mantém-se como regional, recebendo voos da SADC. Para se tornar internacional, carece de uma certificação. (Valor Económico)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »