Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Festival de música marca aniversário da província do Bengo

Um espectáculo músico-cultural marcará sexta-feira, em Caxito, o ponto alto das comemorações do 38º aniversário da província do Bengo, informou hoje, terça-feira, o director do Gabinete da Cultura, Juventude e Desportos da região, Alexandre da Costa.

Em declarações à Angop, o responsável disse que o festival, organizado pelo Governo da Província do Bengo, terá lugar no largo da Ingamba, do qual vão participar músicos como Mago de Sousa, Telma Lee, Zoca Zoca e Ivan Alekxei.

O evento, acrescentou, será ainda animado com actuações de artistas locais como Valter Costa, Vozes do Nambua, Clareza, Massoxi, Eduardo Gospel e Carlos Gregório e o grupo da dança Baile Jacaré Bangão.

A província do Bengo foi fundada a 26 de Abril de 1980, após a sua desagregação de Luanda, capital do país, criada por força da Lei nº03/80.

Ainda em 1980, Caxito, capital da província do Bengo, foi elevada à categoria de cidade.

Em 2010, comemorou-se pela primeira vez o 26 de Abril, como o Dia da Província do Bengo, atendendo que anteriormente a data era celebrada apenas como efeméride comemorativa da cidade de Caxito.

Localizada a norte do país na faixa litoral, a província do Bengo possui 41 mil quilómetros quadrados de extensão e é constituída por seis municípios, Dembos, Ambriz, Bula Atumba, Dande, Nambuangongo e Pango Aluquém, respectivamente.

A província do Bengo tem uma população estimada em 351 mil 579 habitantes que se dedica, principalmente, à agricultura, pesca e pecuária.

A actual governadora da província é Mara Quiosa.

Manuel Lopes Maria “Ximutu” foi o primeiro governador, na altura sob a designação de comissário provincial, dirigiu os destinos da região no início da década de 1980.

Passaram ainda pela província do Bengo outros governadores como o general “Facho”, general “Foguetão”, Ventura de Azevedo, Domingos Hungo “SKS”, Isalino Mendes, Jorge Dombolo e João Bernardo de Miranda. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »