Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Festival de música marca aniversário da província do Bengo

Um espectáculo músico-cultural marcará sexta-feira, em Caxito, o ponto alto das comemorações do 38º aniversário da província do Bengo, informou hoje, terça-feira, o director do Gabinete da Cultura, Juventude e Desportos da região, Alexandre da Costa.

Em declarações à Angop, o responsável disse que o festival, organizado pelo Governo da Província do Bengo, terá lugar no largo da Ingamba, do qual vão participar músicos como Mago de Sousa, Telma Lee, Zoca Zoca e Ivan Alekxei.

O evento, acrescentou, será ainda animado com actuações de artistas locais como Valter Costa, Vozes do Nambua, Clareza, Massoxi, Eduardo Gospel e Carlos Gregório e o grupo da dança Baile Jacaré Bangão.

A província do Bengo foi fundada a 26 de Abril de 1980, após a sua desagregação de Luanda, capital do país, criada por força da Lei nº03/80.

Ainda em 1980, Caxito, capital da província do Bengo, foi elevada à categoria de cidade.

Em 2010, comemorou-se pela primeira vez o 26 de Abril, como o Dia da Província do Bengo, atendendo que anteriormente a data era celebrada apenas como efeméride comemorativa da cidade de Caxito.

Localizada a norte do país na faixa litoral, a província do Bengo possui 41 mil quilómetros quadrados de extensão e é constituída por seis municípios, Dembos, Ambriz, Bula Atumba, Dande, Nambuangongo e Pango Aluquém, respectivamente.

A província do Bengo tem uma população estimada em 351 mil 579 habitantes que se dedica, principalmente, à agricultura, pesca e pecuária.

A actual governadora da província é Mara Quiosa.

Manuel Lopes Maria “Ximutu” foi o primeiro governador, na altura sob a designação de comissário provincial, dirigiu os destinos da região no início da década de 1980.

Passaram ainda pela província do Bengo outros governadores como o general “Facho”, general “Foguetão”, Ventura de Azevedo, Domingos Hungo “SKS”, Isalino Mendes, Jorge Dombolo e João Bernardo de Miranda. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »