Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Social-democratas alemãs elegem primeira mulher à frente do partido

O Partido Social-Democrata Alemão (SPD) elegeu neste domingo (22) Andrea Nahles, combativa ex-ministra de Trabalho, como primeira mulher à frente da formação, que atravessa uma crise após 155 anos de história.

Filiada ao SPD há décadas e conhecida por seus discursos, a mãe solo de 47 anos se une à chanceler Angela Merkel no topo da política alemã.

“Hoje, neste Congresso, estamos quebrando o teto de vidro do SPD”, disse Nahles na cidade de Wiesbaden. “E o teto vai continuar aberto”, acrescentou.

Bem relacionada dentro do partido, Nahles, ex-líder dos Jusos, a juventude da formação, ganhou com 66% dos votos, derrotando Simone Lange, de 41, ex-policial e autarca de Flensburgo.

O resultado mostrou o ressentimento persistente dentro do partido pela decisão, promovida fortemente por Nahles, de voltar ao governo como sócios menores dos conservadores de Merkel.

A eleições de Nahles acentua uma tendência nacional de colocar mulheres à frente dos partidos.

Pela primeira vez, dois dos grandes partidos do país são dirigidos por mulheres, com Merkel como líder dos conservadores.

Outras formações, como a esquerda radical, os ecologistas e a extrema direita, também têm mulheres em cargos-chave.

Andrea Nahles substituirá Martin Schulz, eleito líder em Março de 2017, para levar seu partido a sua pior derrota eleitoral no pós-guerra. Ele foi convidado pelos colegas a se afastar.

A nova dirigente deverá juntar os pedaços de uma formação muito dividida, que relutantemente participou da “grande coligação” liderada pela chanceler Angela Merkel.

“Acho que posso” fazer isso, disse Nahles na sexta-feira.

Contudo, uma pesquisa realizada pela emissora pública ARD mostrou que a maioria dos questionados acredita no contrário. (Afp)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »