Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Irão está pronto a voltar ao programa nuclear caso EUA abandonem acordo

O ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, afirmou que, caso os EUA abandonem o Plano de Acção Conjunto Global (JCPOA), ou seja, o acordo internacional acerca do programa nuclear de Teerão, e voltem a introduzir sanções contra o país, o Irão pode retomar o seu programa nuclear.

“Temos várias opções, e todas essas opções estão prontas. Entre elas estão as que incluem o reinício da nossa actividade nuclear com uma maior velocidade”, assinalou Zarif em entrevista ao canal CBS.

Além disso, o ministro frisou que, se os Estado Unidos abandonarem o acordo, o Irão implementará essas medidas imediatamente. “Essas opções estão prontas para ser realizadas, e nós tomaremos a decisão necessária quando acharmos que é necessário”, acrescentou.

Em Janeiro, os EUA, Reino Unido, França e Alemanha criaram um grupo de trabalho para elaborar um acordo abrangente adicional ao JCPOA. O trabalho se iniciou na sequência da postura do presidente norte-americano, Donald Trump, que repetidamente expressou descontentamento com o acordo fechado em 2015 e ameaçou o abandonar caso o documento não fosse “corrigido”.

Em 14 de Julho de 2015, o Irão por um lado, e a Rússia, EUA, Reino Unido, China, França e Alemanha por outro, chegaram a um acordo histórico no que diz respeito à regulamentação do problema nuclear iraniano: os países assinaram o JCPOA, o que resultou no cancelamento das sanções económicas impostas a Teerão por parte do Conselho de Segurança da ONU, EUA e a União Europeia. (Sputnik)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »