Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Liga Nacional Africana contribuiu para independência nacional

A ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, considerou hoje, em Luanda, a Liga Nacional Africana um espólio que deu o seu contributo no longo e difícil percurso do país como nação independente.

A governante fez esta afirmação quando fazia o descerramento de uma placa que simbolizava o edifício como Património Histórico Cultural, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios assinalado quarta-feira (18).
A Liga Nacional Africana é um local histórico que deve transmitir conhecimentos a nova geração sobre o antes e pós independência. É preciso que todos nós valorizemos os esforços consentidos por muitos nacionalistas e ter a noção do quanto custou a nossa liberdade “, disse a ministra.

A cerimónia assistida por muitos nacionalistas, contou com a exibição de um documentário denominado “ O Lugar da Memória “, que retrata o contributo prestado pela Liga Nacional Africana desde a sua fundação, no domínio político, literário, músico e do teatro, assim como uma exposição de mais vinte fotografias.

Na ocasião, o nacionalista Amadeu Amorim enalteceu o esforço do Executivo angolano em reconhecer a Liga Nacional Africana como Património Histórico Cultural.

A liga desempenhou uma função de extrema relevância durante as fases que antecederam a independência do país , por isso torna-se necessário conservar, proteger e eternizá-la, disse.

A Liga Nacional Africana foi o local onde muitos cidadãos reuniram-se para a luta contra o colonialismo português e a independência para a conquista da liberdade. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »