Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

UE revela negociações secretas com a Coreia do Norte

Uma delegação do Parlamento Europeu afirmou na quarta-feira estar envolvida em negociações secretas com a Coreia do Norte nos últimos três anos com vista a persuadir o regime de Pyongyang a colocar um ponto final no programa nuclear.

“Trata-se do maior armistício da história humana, 64 anos” Nirj Deva Eurodeputado, Reino Unido

O grupo, liderado pelo eurodeputado britânico, Nirj Deva, reuniu-se em Bruxelas com funcionários destacados da Coreia do Norte. O eurodeputado afirmou que em três anos tiveram lugar mais de 15 encontros. Os encontros incluiram reuniões com representantes sul-coreanos. Nirj Deva revelou as conversações após o anúncio surpresa da administração norte-americana segundo o qual o presidente Trump estaria a preparar uma cimeira com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, na sequência da sucessão de eventos ocorrida no período anterior aos Jogos Olímpicos de Inverno. Começamos por lhe perguntar porque razão a Europa tentou manter estas negociações secretas.

Nirj Deva, eurodeputado: “Trata-se do maior armistício da história humana, 64 anos. E sabia que os norte-coreanos andam a pedir este tratado de paz há 64 anos? E ninguém lhes deu, ou ninguém se quer sentar à mesa com eles para falar sobre a paz”.

O eurodeputado adianta que ele e os colegas da delegação do Parlamento Europeu para as Relações com a Península Coreana “há muito defendem o diálogo sem pré-condições” para colocar fim à ameaça nuclear do Norte. Qual será o próximo passo para a União Europeia neste dossier? E será que a UE pode fazer mediação no futuro?

Nirj Deva, eurodeputado: “Eu vou continuar e em breve deslocar-me-ei à Coreia do Norte. O que podemos fazer é atuar enquanto facilitadores, utilizar a nossa experiência e conhecimento deste lugar, o Parlamento Europeu, um local dedicado à paz e ao fim da guerra, e utilizar este conceito para se alcançar um compromisso. Este é o local ideal, não há outro local igual no mundo”. (Euronews)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »