Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Agentes económicos instados a promoverem património histórico-cultural

Os agentes hoteleiros do município de Cambambe, província do Cuanza Norte, foram quarta-feira, no Dondo, instados a trabalharm na promoção e divulgação do património histórico-cultural da região.

O apelo foi feito pelo responsável local da cultura, Ginilson da Costa, durante uma palestra realizada por ocasião do 18 de Abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Reconheceu que os agentes económicos podem auxiliar a administração municipal na promoção do património histórico-cultural da região, porque prestam serviços em locais muito frequentados pelo público, onde podem ser afixados fotografias e documentos que ilustram estas potencialidades, tendo em vista a atracção de turistas.

Salientou que o município de Cambambe, detém um acervo histórico-cultural bastante rico, mas, fruto da fraca divulgação, parte desse acervo ainda é pouco conhecido pelos visitantes que desconhecem a sua localização.

Explicou que o governo pretende apostar na rentabilização dos bens culturais da região, para tal é necessário, primeiro, a sua divulgação, para a partir do fluxo de visitantes estudar-se a possibilidade da aplicação de taxas sobre os mesmos.

Acrescentou que com as acções de divulgação pretende-se promover, resgatar e valorizar os monumentos e sítios históricos, por fazerem parte da memória colectiva dos angolanos, que deve ser preservada para o bem das futuras gerações.

Manifestou preocupação com a falta de preservação da estrutura arquitetónica dos edifícios antigos e manutenção regular dos lugares de memória, pois, para si, tais acções contribuiriam para a conservação do património material e imaterial do país.

Lembrou que a cidade do Dondo é um dos marcos do corredor do Kwanza, que o Ministério da Cultura pretende elevar a património histórico da humanidade, daí a importância da preservação do seu acervo histórico-cultural, para que tal desejo se concretize. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »