Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Produção de cacusso pode atingir 30 mil toneladas

A produção de peixe cacusso (tilápia) na província do Bié poderá crescer, este ano, para 30 mil toneladas, contrariamente às 28 mil e 147 do ano 2017, informou hoje o director da Agricultura Desenvolvimento Rural e Pescas, Marcolino Rocha Sandemba.

Para o alcance desta meta, segundo Marcolino Rocha Sandemba, o governo da província e a Agricultura vão apoiar os piscicultores e trabalhar com os bancos para facilitar o acesso ao crédito.

A produção de tilápia na província do Bié, apesar das dificuldades, está com níveis satisfatórios e os municípios do Cuito, Andulo e Camacupa são os que mais produzem. Estão envolvidos nessa actividade 30 criadores e 40 tanques, mais 27 em relação a 2017.

A propósito deste assunto, o criador de tilapia, Abrantes Catiti, criticou a burocracia que se verifica na banca para a concessão de crédito, situação que cria muitos constrangimentos à actividade, devido ao alto custo da produção.

Disse que estão a enfrentar dificuldades na obtenção de divisas para adquirir equipamentos e rações fora do país, uma vez que localmente os preços são altíssimos. “Mesmo assim há vontade e paciência das pessoas envolvidas em desenvolver a actividade”.

“ Neste momento tenho mais de 70 mil alevinos (peixes na fase de crescimento) e trinta mil peixes pronto para o abate e consumo”, rematou. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »