Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Huambo: Governador exige mais competência aos directores escolares

Huambo: Governador João Baptista Kussumua (Foto: VALENTINO YEQUENHA)

O directores das escolas da província do Huambo foram, segunda-feira, chamados a exercer a sua actividade com maior dinamismo e competência, para dinamizar a gestão das instituições de ensino.

O repto veio do governador da provincial do Huambo, João Baptista Kussumua, quando discursava na cerimónia de empossamento de 87 novos directores e subdirectores das escolas do ensino primário, I e II ciclo dos municípios do Huambo, Chinjenje, Cahiungo e Londuimbali.

Frisou que os gestores escolares devem responder ao compromisso do governo angolano, assumindo recentemente pelo Presidente da República, João Lourenço, relacionado com a garantia do pleno funcionamento das instituições escolares, para se criar melhores oportunidades de acesso à escolarização e promoção profissional.

Para a efectivação deste desafio, continuou, o governo da província quer fazer das escolas verdadeiros espaços onde as crianças e adolescentes possam aprender valores que elevam o patriotismo e o compromisso social, de modo que futuramente se transformem em continuadores do processo de desenvolvimento sócioeconómico do país.

O alcance deste desiderado, na óptica do governador, impõe aos diretores das escolas rigor na organização administrativa, através da correcta gestão pedagógica, patrimonial, assim como o cumprimento efectivo dos actos educativos.

No seu entender, um bom gestor escolar é aquele que cuida a escola de forma correcta, domina os aspectos éticos e legais que regem a instituição, possui capacidade e competências de identificar as necessidades escolares e buscar soluções adequadas, assim como preocupa-se com a gestão democrática e participativa dos pais e encarregados de educação.

Para além dos directores e subdirectores das escolas, foram igualmente empossados os administradores comunais adjuntos da Calima e Chipipa, município do Huambo, e o chefe de Repartição de Estudo e Planeamento do município do Cachiungo. (Angop)

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »