Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Presidente gabonês esperado no Burundi

O chefe de Estado gabonês, Ali Bongo Ondimba, é aguardado esta sexta-feira, no Burundi, para uma visita oficial de dois dias, virada para o reforço dos laços de amizade e cooperação entre os dois países, anunciou a rádio pública em Bujumbura.

Ali Bongo é ao mesmo tempo presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), composta por Angola, Burundi, Camarões, Congo, Gabão, Guiné Equatorial, República Centroafricana (RCA), República Democrática do Congo (RDC), São Tomé e Príncipe e Tchad.

A última visita do Presidente gabonês remonta a fevereiro de 2016, quando fez parte de um painel de “muito alto nível” dos chefes de Estado e de Governo africanos, encarregados de negociações na crise pós-eleitoral da época no Burundi.

Os outros integrantes desse painel foram os seus homólogos sul-africano, Jacob Zuma, senegalês Macky Sall, mauritano Mouhamed Abdel Aziz e o primeiro-ministro etíope da época, Hailemariam Delalegn.

Na altura, o Presidente gabonês partiu um dia antes do que previsto, deixando os seus homólogos no terreno, sem contudo mudar o rumo da situação burundesa até hoje ainda marcada por um diálogo de surdos entre os protagonistas da crise eleitoral de 2015.

Desde então, nenhum chefe de Estado estrangeiro visitou o Burundi a título de relações bilaterais ou de mediação na mesma crise burundesa.

O antigo Presidente tanzaniano, Benjamin William M’kapa, foi encarregado pelos chefes de Estado da Comunidade da África Oriental de facilitar um diálogo interburundês de saída da crise desde 2016, mas até agora não conseguiu reunir as partes em redor duma mesma mesa de discussões.

O chefe de Estado burundês limitou consideravelmente as deslocações para o estrangeiro desde a tentativa de golpe de Estado abortado contra o seu regime em maio de 2015.

A última saída do território nacional remonta a julho de 2017, quando o Presidente burundês efetuou uma “visita de Estado de um dia à Tanzânia”. (Panapress)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »