Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Defendida aplicação de políticas transversais para melhoria dos indicadores de saúde pública

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, defendeu nesta sexta-feira, em Luanda, uma política assertiva nos domínios do saneamento e da qualidade de vida dos cidadãos para melhorar os indicadores nacionais de saúde pública e reduzir as taxas de morbilidade e mortalidade no país.

Considera necessário olhar para os problemas de saúde numa visão multissectorial em que o saneamento do meio tenha um papel muito importante, assim como a melhoria do abastecimento de água potável, da educação ambiental e das condições de habitabilidade.

Sílvia Lutucuta falava à imprensa no final de III reunião da comissão nacional de luta contra a HIV/SIDA e controlo de endemias, orientada pelo Vice-presidente da República, Bornito de Sousa.

Atribui papel preponderante à comunicação social na educação e formação da sociedade, assim como a cooperação os parceiros.

A ministra da Saúde defendeu também um maior investimento na melhoria dos cuidados primários, dotando-os de recursos humanos e meios medicamentosos para tratar pelo menos 80 por cento dos problemas locais.

Valoriza campanhas de informação e sensibilização que levem a população a testar e conhecer o seu estado serológico, para melhorar a sua perspectiva de vida a curo, médio e longo prazo.

Em relação a tuberculose, disse assistir-se casos de resistência e considerou preocupante o quadro actual que regista uma mortalidade superior ou igual a 11 por cento, quando a OMS estabelece que devia ser de três por cento.

Já no que toca a tripanossomiases se registam problemas logísticos e financeiros, transversais em todos os sectores, que dificultam o verdadeiro diagnóstico em termos de morbi-mortalidade. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »