Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Dez anos de prisão para padre católico por pedofilia no Peru

A justiça peruana confirmou, na quarta-feira, a sentença de dez anos de prisão, decidida em primeira instância, contra um padre católico por pedofilia.

Depois de pronunciar o veredito por “atentado ao pudor contra um menor”, o tribunal ordenou a prisão imediata do padre Luis Hernan del Carpio Costa, da paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, em Nova Chimbote (Norte), de acordo com um comunicado.

O padre, que garantiu estar inocente, foi condenado em primeira instância em 2017, pelo caso ocorrido em 2014. A vítima, um rapariga que integrava o coro da paróquia, tinha à data 12 anos de idade. O padre foi suspenso, na sequência do escândalo.

O bispo de Chimbote, Angel Simon Piorno, pediu publicamente “perdão pela conduta repreensível” do padre e prometeu assegurar a proteção de “menores e vulneráveis”.

Nos últimos anos, vários casos de abusos sexuais de menores por padres e por laicos funcionários de organizações católicas foram divulgados no Peru.

A Igreja católica foi abalada por escândalos de pedofilia, incluindo no vizinho Chile, em vários continentes.

O papa Francisco reconheceu na quarta-feira ter cometido “erros graves” na avaliação do escândalo de abusos sexuais no Chile, depois de ter conhecido as conclusões de um inquérito, e convidou as vítimas que tinha desacreditado a ir a Roma para que lhes possa pedir perdão. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »