Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

África do Sul pretende 23 de Março Dia da SADC

O ministro das Artes e Cultura da África do Sul, Nkosinathi Mthethwa, pretende assinalar o 23 de Março, como Dia da SADC, em homenagem à vitória da batalha do Cuito Cuanavale, em 1988.

Em declarações à imprensa, no final de uma visita ao Cuito Cuanavale, Nkosinathi Mthethwa fez saber que há duas semanas aconteceu uma reunião, na África do Sul, com representantes dos países da região austral de África, na qual sugeriu o 23 de Março, como dia SADC.

“A vitória da batalha do Cuito Cuanavale liga Angola a todos países membros da SADC. Não podemos deixar de comemorar o triunfo da batalha do Cuito Cuanavale, pela sua relevância e abrangência na região, que permitiu a independência da Namíbia e o fim do Apartheid”, lembrou.

Segundo o governante sul-africano, o Cuito Cuanavale constitui um lugar sagrado para os povos da região da SADC, por ter ajudado na independência, afirmação e soberania de países membros da organização.

Reconheceu ainda o empenho e sacrifício das tropas cubanas para a vitória da batalha do Cuito Cuanavale, sendo que muitos deles “derramaram o seu sangue” para garantir a soberania dos povos da África Austral.

O Cuito Cuanavale, previu, será o futuro centro de atracção turística na região da África Austral e muitas pessoas virão visitar esse lugar para conhecerem mais sobre a história do país e da SADC. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »