Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Autoridades afinam mecanismos de apoio às vítimas de violência no género

Trinta pontos focais e membros de grupos multissectoriais de apoio às vítimas de violência no género estão a ser capacitados, desde terça-feira, em Ndalatando, numa acção do Gabinete provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género no Cuanza Norte.

Com a duração de três dias, a acção formativa conta com a parceria da organização não-governamental Médicos del Mundo e vai dotar os participantes de conhecimentos específicos sobre o atendimento integrado às vítimas de violência doméstica.

Proporcionar aos participantes conhecimentos teóricos e práticos necessários para o incremento das suas capacidades de assistência às vítimas e prevenção da violência constam igualmente dos objectivos do certame.

Durante a capacitação, os formandos abordarão temas como “Conceitos básicos de violência baseada no género”, “Causas, factores de risco e de protecção da vítima baseada no género”, “Ciclo da violência de género”, “Conceito de sexo e género”, “Consequências da violência do género”, “Mitos e falsas crenças sobre a violência no género”, entre outros.

A formação está a ser orientada por técnicos do Gabinete da Acção Social, Família e Igualdade do Género do Cuanza Norte, bem como dos Médicos Del Mundo e está a ser dirigida a funcionários de várias instituições públicas e líderes da sociedade civil.

Entretanto, em declarações à Angop, o técnico do Gabinete da Acção Social, Família e Igualdade do Género no Cuanza Norte, Eliseu Ângelo Bento Miguel, referiu que de Janeiro a Março do ano em curso, a instituição atendeu um universo de 208 casos de violência no género.

Desses casos, 58 envolvem homens que apresentaram-se como queixosos.

De acordo com Eliseu Ângelo, a maior parte desses casos estão relacionados com a violência económica, como a falta de prestação de alimentos, despejos, seguidos de violência psicológica, através de ofensas morais, bem como violência física. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »