Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Angola vai retomar projectos de exploração da bauxite na Guiné-Bissau

O segundo vice-presidente do parlamento de Angola, Higino Carneiro, disse esta terça-feira que os projetos de exploração da bauxite e no setor agrícola na Guiné-Bissau “vão avançar”.

Em declarações aos jornalistas no final de um encontro com o chefe de Estado guineense, José Mário Vaz, Higino Carneiro afirmou que manifestou o interesse de Angola em “continuar a desenvolver os projetos”, que tiveram início em 2007 com a assinatura do acordo bilateral de cooperação.

Na altura, Angola trouxe para a Guiné-Bissau duas empresas para desenvolver atividade no ramo mineiro e no ramo da agricultura e indústria.

“Dei-lhe nota de que estão neste momento aqui em Bissau responsáveis que estão a trabalhar com funcionários ligados ao projeto da Bauxite Angola, um minério a subtrair daqui, e também de um outro projeto ligado à castanha de caju. O que nós na verdade queremos transmitir é que os projetos vão avançar”, afirmou, aos jornalistas, Higino Carneiro.

O segundo vice-presidente do parlamento angolano chegou neste dia a Bissau, tendo mantido encontros com o presidente do parlamento, Cipriano Cassamá, o chefe de Estado guineense, e com o atual primeiro-ministro, Artur Silva, com que assinou em 2007 o primeiro acordo de cooperação bilateral.

O projeto de exploração da bauxite na Guiné-Bissau está orçado em mais de mil milhões de dólares. A cooperação entre os dois países foi suspensa em abril de 2012, na sequência de um golpe militar ocorrido em Bissau, que levou à saída forçada do contingente do exército angolano estacionado na Guiné-Bissau, Missang. (Observador)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »