Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Angola convidada para cimeira sobre protecção do rio Congo

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu formalmente um convite para participar na cimeira de Chefes de Estados sobre a protecção da bacia do rio Congo, a ter lugar no dia 25 deste mês na cidade de Brazzaville, República do Congo.

O convite foi formulado pelo Presidente do Congo, Dennis Sassou Nguesso, e transmitido nesta quarta-feira, em Luanda, ao Chefe de Estado angolano, pelo ministro congolês dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Jean Claude Gakosso.

No final da audiência concedida pelo Presidente da República, Jean Claude Gakosso informou que a cimeira, de âmbito internacional, é fruto de uma iniciativa para a protecção da fauna e da flora dos países que partilham a bacia do rio Congo.

O rio Congo, também conhecido por rio Zaire, é o segundo maior de África, com uma extensão de 4.700 quilómetros. Em termos de vida aquática, tem 700 espécies de peixes, vários répteis e uma vasta fauna e flora.

Na qualidade de enviado especial, Jean Claude Gakosso informou ainda que abordou, com o Presidente João Lourenço, a situação na República Democrática do Congo (RDC), que regista avanços na prepara das eleições, para Dezembro próximo, e uma relativa calma.

Angola e o Congo acompanham o processo da RDC, no sentido de ajudarem e, junto da comunidade internacional, garantirem que os objectivos que todos almejam (eleições livres e justas) sejam alcançados.

As repúblicas de Angola e do Congo mantêm excelentes relações de cooperação, envolvendo os sectores político e diplomático, dos transportes, petróleos, comércio, turismo, ambiente, entre outros, assim como no quadro das instituições internacionais e regionais que ambos integram. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »