Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Zaire: Comuna da Serra de Kanda isolada há mais de quatro meses

A população da comuna da Serra de Kanda, 46 quilómetros a sul da sede municipal do Cuimba, está isolada do resto da província do Zaire desde Dezembro de 2017, devido ao mau estado da estrada de terra batida que liga as duas localidades (comuna e sede municipal).

A informação foi avançada hoje (domingo) à imprensa pelo administrador comunal da Serra de Kanda, Afonso Mbiavanga, quando apresentava as dificuldades por que passam os habitantes da localidade em termos de circulação ao ministro da Construção e das Obras Públicas, Manuel Tavares de Almeida, que desde sábado radiografa o estado das estradas da província do Zaire.

Segundo o administrador, o mau estado em que se encontra o troço Cuimba/Serra de Kanda tem dificultado o escoamento de produtos para os centros comerciais, situação que está a obrigar os habitantes a abandonarem a comuna e fixarem-se em outras localidades do município.

Acrescentou que, diariamente, a população da Serra de Kanda percorre 46 quilómetros a pé até à sede municipal do Cuimba para comercializar e adquirir produtos de primeira necessidade para o seu sustento.

Em resposta, o ministro, acompanhado pelo governador provincial, José Joanes André, disse que a sua deslocação ao Zaire visa constatar, no terreno, o estado actual das estradas da região para num futuro breve definir estratégias para a inversão da situação.

Informou que, numa primeira fase, o seu pelouro vai priorizar a reabilitação dos 64 quilómetros que ligam a cidade de Mbanza Kongo ao município do Cuimba para facilitar a circulação de pessoas e mercadorias.

“ Ouvimos atentamente as preocupações apresentadas, subimos parte da Serra e sentimos o grau de dificuldades que as populações desta comuna atravessam para se deslocarem até à sede municipal do Cuimba. Vamos, nos próximos tempos, incluir no nosso programa a reabilitação dessa estrada de acesso à Serra de Kanda”, prometeu.

Com uma superfície de 595 quilómetros quadrados, a comuna da Serra de Kanda tem uma população de 11 mil e 336 habitantes distribuídos em 186 aldeias e nove regedorias. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »