Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Treze milhões de crianças começam a ser vacinadas no país

Treze milhões de crianças começam a ser vacinadas contra o sarampo, rubéola e poliomielite, a partir de hoje, segunda-feira, nas 18 províncias país, soube a Angop de fonte oficial.

A vacinação contra o sarampo e a rubéola é destinada às crianças com idades até aos cinco anos, já a poliomielite, vai dos nove meses até aos 14 anos.

O Ministério da Saúde criou 5.935 equipas de vacinadores e ao contrário das campanhas anteriores o processo vai ocorrer nos postos de saúde por ser vacina injectável.

Luanda será a província onde se prevê vacinar o maior número de menores, só no município de Viana vivem cerca de um milhão de crianças.

A vacina injectável contra a poliomielite entrou no calendário de vacinação em 2017, ela reduz o risco de paralisia em caso de exposição ao vírus e melhora a resposta em caso de surto.

O novo tipo de vacinação, em substituição a vacina bivalente oral, diminui também a transmissão do vírus do tipo dois e aumenta a imunidade aos demais serotipos de poliovirus selvagens 1 e 2.

A última campanha de vacinação contra o sarampo decorreu em 2014 abrangendo as crianças com idades entre os seis meses e menos de nove anos. O vírus dessa doença é transmitido por contacto directo com as gotículas infecciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infectada tosse ou espirra.

Angola não regista nenhum caso de poliomielite desde 2012, estando, por esta razão, no caminho para sua erradicação. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »