Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

País necessita de 40 mil novos professores – Pacheco Francisco

O país precisa de 40 mil novos professores para resolver o problema do acesso de crianças ao sistema se ensino e aprendizagem, informou, em Ndalatando, o director nacional para o ensino geral, Pacheco Francisco.

Segundo o responsável, o governo vai admitir 20 mil novos professores no presente ano lectivo que irão contribuir para a redução do número de crianças fora do sistema de ensino e atenuar o actual quadro de excesso de alunos nas salas de aulas.

Pacheco Francisco que falava quinta-feira à imprensa no final de uma visita de avaliação e constatação das condições de trabalho, do nível organizacional e de implementação do sistema de ensino e aprendizagem, efectuada pelo secretário de Estado para o ensino técnico e profissional, Jesus Baptista, ao Cuanza Norte, indicou que os problemas da educação estão identificados.

Para o responsável, o problema da qualidade no sector da educação deve ser resolvido com a construção de mais salas de aulas, admissão de novos professores, formação permanente dos docentes, bem como o estímulo aos alunos através da distribuição da merenda escolar,

De acordo com o entrevistado, as estatísticas que estão a ser feitas sobre o número de crianças fora do sistema de ensino devem ser realistas através das listas de espera de alunos controladas pelas direcções de escolas e não de forma aleatória, como actualmente alguns círculos do país têm estado a divulgar.

Exortou os directores de escolas a exercerem o seu verdadeiro papel de fiscalização e coordenação do sistema de ensino e aprendizagem, assim como da gestão escolar.

Durante os dois dias da visita iniciada segunda-feira, o Secretário de Estado da Educação para o ensino técnico e profissional, Jesus Baptista, constatou as condições de trabalho e de implementação do sistema de ensino nos municípios de Cazengo (sede da província), de Cambambe, Quiculungo, Samba Cajú e Lucala. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »