Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Jacob Zuma e Thales ouvidos hoje em tribunal

Pela terceira vez, o antigo Presidente da África do Sul, Jacob Zuma encontra-se perante um tribunal, ao lado de um francês, vendedor de armas, por causa do mesmo caso de corrupção.

Hoje, Jacob Zuma e o grupo Thales vão comparecer, num tribunal, em Durban. O primeiro suspeito de ter sido corrompido, a margem de um importante contrato de armamento assinado, em 1999.

Zuma corre o risco de ser condenado a 15 anos de prisão em que são citados dois antigos chefes de Estado franceses são citados por um antigo advogado de Thales.

O caso, é um dos múltiplos escândalos que obrigaram Jacob Zuma a demitir-se da Presidência, em Fevereiro último.

Todavia, ele constitui a linha vermelha sa sua carreira política, manchada por abandonos e sucessivas reconstituições das instruções.

Culpado em 2005 e em 2007, Zuma foi posto em liberdade, em Abril de 2009, por vício de forma, algumas semanas antes de assumir a Presidência da Republica.

Desta vez, os seus detractores esperam que as várias provas e a longa lista de testemunhas terminem numa condenação.

Na origem do escândalo dos anos 2000, está um rascunho buscado de um cesto de lixo pela secretária lesada por um patrão tirânico, que esta nas mãos da imprensa e da Polícia.

O documento enviado por Alain Thétard, de forma criptografada, a partir da África do Sul, como director da filial local de Thales, para a empresa-mãe, em Paris, fala de um encontro “Privado” entre si e J.Z. em Março de 2000.

Esse ultimo, provavelmente, Jacob Zuma, pediu uma comissão à Thales, no valor de 79 mil euros, em troca da sua “protecção”, em caso de perseguição, e do seu “apoio permanente, para os futuros projectos”. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »