Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Graça Machel rende homenagem a Winnie Madikizela-Mandela

Graça Machel, a única mulher na história que foi casada com dois Presidentes, prestou uma vibrante homenagem, terça-feira, à sua “irmã mais velha” Winnie Madikizela-Mandela, que faleceu segunda-feira em Joanesburgo, na África do Sul.

Machel, que foi casada com o ex-Presidente moçambicano, Samora Machel, morto num acidente de avião, e mais tarde com Nelson Mandela, saudou a ex-esposa Winnie, considerada como a “mãe da nação” na África do Sul

“Enquanto me esforço por aceitar a sua transição, eu consolo-me com o facto de você se ter tornado numa das estrelas mais brilhantes do céu onde você sempre estará presente e radiante”, declarou Machel.

Segundo ela, a vida extraordinária que Madikizela-Mandela levou “é um exemplo de coragem resiliente e paixão insaciável que é uma fonte de inspiração para nós todos para vencer corajosamente os desafios com uma força e uma determinação inabaláveis”.

Em 1958, Madikizela-Mandela casou-se com Nelson Mandela, em Joanesburgo. Eles permaneceram casados por 38 anos e tiveram dois filhos comuns.

Em 1963, Mandela foi preso na sequência do julgamento de Rivonia e daí em diante Winnie tornou-se no rosto público de Mandela durante os 27 anos que este passou na prisão.

Durante este período, ganhou destaque no movimento antiapartheid. Foi várias vezes presa e detida pelos Serviços de Segurança do Estado e passou vários meses no isolamento.

Nelson Mandela foi libertado da prisão em 11 de fevereiro de 1990, e o casal separou-se em 1992, mas permaneceu oficialmente casado até o divórcio ser finalizado em março de 1996.

O estadista de classe mundial casou-se então com Graça Machel por ocasião do seu 80.º aniversário natalício, e eles ficaram inseparáveis até à a morte de Mandela em 2013. (Panapress)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »