Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Mais de 400 crianças com hidrocefalia podem ficar sem cirurgias

Quatrocentas e 12 crianças com hidrocefalia podem ficar sem assistência médica e cirúrgica devido a falta de material gastável registada no stock do Centro Neurocirúrgico de tratamento de hidrocefalia do Kifica, município de Talatona, em Luanda.

As crianças provenientes de várias províncias de Angola, já consultadas, aguardam por uma intervenção cirúrgica que depende de doações, agora escassas, a que a instituição está sujeita.

O administrador do hospital, José de Sousa, que falava à Angop a propósito das doações feitas pela construtora Kyamata Bussiner Center compostas por material gastável, higiénico, alimentação e valores monetários, disse que o nível de ofertas reduziu consideravelmente, o que torna limitado o atendimentos aos pacientes.

Para colmatar a situação, que o responsável atribui a conjuntura financeira do país, os custos com as despesas têm tido, na sua maioria, a comparticipação dos familiares, num valor equivalente a 150 mil kwanzas, o que permite estender o processo para outras crianças de famílias vulneráveis.

Esclareceu que cirurgias desta natureza, não só em Angola, estão avaliadas em aproximadamente 15 mil dólares americanos, sem adicionar os valores da passagem, hospedagem, alimentação e outros.

“Neste momento os parceiros internacionais abasteceram o centro com uma quantidade considerável de válvulas de drenagem que é o principal material escasso e podemos nos sentir mais aliviados”, disse.

José de Sousa defende que o reconhecimento da instituição como organismo de utilidade pública por parte do Estado poderá dar maior credibilidades ao centro assim como permitir a atribuição de orçamento para a instituição.

No mesmo dia, actor turco Tolgahans Sayaman visitou o Centro de Hidrocefalia e ofereceu material hospitalar, higiénico, alimentares, valores monetários e comprometeu-se em assumir os custo com a electricidades nos próximos três meses.

O coordenador da instituição Mayande Inocêncio, depois de uma abordagem sobre os momentos difíceis que o centro vive quanto ao material gastável, alimentação e hospedagem para os pacientes providentes de outras províncias, considerou a visita como uma acção solidária que une os povos por um único sentimento, o amor ao próximo.

Mayande Inocêncio afirmou que o gesto do actor vem juntar-se ao das demais instituições e entidades internacionais que têm apoiado no funcionamento do centro e proporcionando uma saúde melhor às crianças com hidrocefalia.

Com objectivo de reduzir a morbi-mortalidade, em cirurgia de crianças portadoras de hidrocefalia, o centro tem capacidade de 40 camas, dispõe de duas salas operatórias para rotina e uma para casos infecciosos, salas de internamento, de enfermagem, dois berçários, três consultórios, laboratório clínico, sala de pré-operatório, de cuidados intensivos.

O actor turco Tolgahans Sayaman representa Ygit Kossam na novela “ Não te deixarei ir” exibido por um canal de televisão angolano. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »