Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Governos da Lunda Sul e Alto Katanga assinam protocolo de intenção

Um protocolo de intenção de cooperação, com o objectivo de implementar acções que visam o desenvolvimento dos sectores da Indústria Mineira, Ensino Superior, Comércio, Turismo e Agricultura, foi assinado, neste fim-de-semana, em Lubumbashi, pelos governos da Lunda Sul (Angola) e Alto Katanga (RDCongo).

O memorando, rubricado pelos governadores Ernesto Kiteculo (Lunda Sul) e Celestin Pande Kapopo (Alto Katanga), tem como finalidade alargar os vínculos de relacionamento e promover as trocas comerciais entre as duas províncias.

Pretende-se, com este protocolo, permitir que no futuro empresários angolanos e congoleses invistam nas duas províncias, com vista a dinamizar a exportação de produtos do campo, bem como aumentar o volume de visita de turistas às circunscrições e reforçar o corpo docente para a Lunda Sul.

Na ocasião, o governador de Alto Katanga, Celestin Kapopo, considerou fundamental esta intenção, uma vez que as duas províncias necessitam de investimentos privados para promover o desenvolvimento sustentável e, consequentemente, gerar emprego para a juventude.

O governante espera, da parte do governo da Lunda Sul, um convite oficial para conhecer as potencialidades económicas que a circunscrição dispõe, com vista a incentivar os empresários congoleses a investirem nesta parcela do território angolano.

Acrescentou que os empresários angolanos “têm as portas abertas” para investirem no Alto Katanga.

Por seu turno, o governador da Lunda Sul, Ernesto Kiteculo, considerou oportuna a assinatura do memorando, uma vez que o seu governo tem como prioridade o desenvolvimento dos sectores da agricultura e educação e augura que as intenções dos dois governos transformem-se, o mais rápido possível, num facto para o bem-estar dos dois povos.

“A RDC tem muita experiência no sector do comércio e dispõe de quadros qualitativos que podem contribuir para a melhoria do ensino superior na Lunda Sul, dai a nossa vontade em alargar a nossa cooperação em várias áreas e esperamos que tal facto se efective o mais rápido possível”, acrescentou.

Fez saber que vai convidar o seu homólogo, nos próximos dias, no sentido de visitar a província para manter contacto com alguns empresários, com vista a efectivação das cooperações que se pretende. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »