Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Angola/Lunda Norte: Retomado intercâmbio comercial com a RDC

Um ano depois, foram retomadas neste sábado as trocas comerciais entre a província angolana da Lunda Norte e as regiões da República Democrática do Congo (RDC) do Cassai, Cassai Central, Lualaba e Cuango com a reabertura do mercado comum entre essas localidades, interrompidas por razões de conflito na RDC.

O evento, testemunhado pelos Secretários de Estado das Relações Exteriores e do Comércio, Domingos Custódio Vieira Lopes e Amadeu Leitão Nunes, inscreve-se na cláusula dos acordos rubricados a 12 de Janeiro do ano corrente em Kananga (RDC), onde se destaca, entre outras ilegalidades, a violação das fronteiras e o garimpo dos diamantes.

A cerimónia coube aos governantes da Lunda Norte, Ernesto Muangala ( Angola) e das referidas províncias, nomeadamente, Marc Manyanga Ndambo (Cassai), Dennis Kambay Tshimbumbu (Cassai Central), e representantes das duas restantes.

A retoma do comércio transfronteiriço demonstra a capacidade dos africanos em ultrapassar os próprios obstáculos, segundo expressou a parte congolesa, em mensagem de agradecimento, lida pelo governador de Cassai, Marc Manyanga Ndambo.

Para o governador Ernesto Muangala, “é uma oportunidade de negócios” para os interessados de ambas as partes, visando o combate à fome e pobreza, mas necessário se torna ainda envidar esforços para a implementação dos demais aspectos constantes no protocolo.

O mercado instalado em extremos opostos transacciona bens perecíveis como peixe seco e fresco, carnes, frangos e sal, entre outros de produção nacional para a satisfação dos fregueses congoleses que dizem passar penúria alimentar, em troca, essencialmente, de manufacturados e produtos do campo.

O volume de negócios é de trinta milhões de Kwanzas/mês arrecadados no Posto Aduaneiro de Chissanda, principal mercado fronteiriço onde ocorreu o evento, segundo indica a Admnistração Geral Tributária da Sétima Região que engloba as províncias do Moxico, Lunda Sul e Lunda Norte. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »