Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Togo e Qatar reforçam relações de cooperação bilateral

O Togo e o Qatar redinamizam a sua cooperação na sequência da visita efetuada no fim de semana passado a Doha pelo ministro togolês dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Robert Dussey, soube a PANA de fontes diplomáticas em Lomé.

Segundo um comunicado do Ministério togolês dos Negócios Estrangeiros transmitido à PANA, os dois chefes da diplomacia trocaram, durante uma reunião, no fim de semana passado no Qatar, « pontos de vistas sobre questões de interesse comum de ordem bilateral, nomeadamente o reforço da cooperação, da parceria económica e de questões de desenvolvimento ».

A redinamização das relações entre os dois países, segundo a nota, tem a ver com nomeadamente o reforço da cooperação entre os setores privados do Togo e do Qatar através da organização de visitas de trocas e de prospeção dos empresários dos dois países.

Para o efeito, um protocolo de entendimento nos domínios económico, comercial e técnico bem como um acordo de cooperação sobre a reciprocidade em matéria de promoção e de proteção dos investimentos serão rubricados entre os dois países.

No mesmo contexto, será igualmente criado um « mecanismo de consultas diplomáticas periódicas com vista a desenvolver esta cooperação ».

Além disso, sublinha o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Togo, um projeto de memorando que confirma estes compromissos foi elaborado e estudado, enquanto se aguarda pela sua assinatura.

A República togolesa e o Estado do Qatar, sublinha o comunicado, « decidiram, por outro lado, assinar brevemente um acordo de isenção recíproca de vistos de entrada para detentores de passaportes diplomáticos a fim de facilitar as consultas ».

O terreno foi preparado, lê-se no comunicado, por Cheikh Mohamed bi Abderrahmane Al-Thani, vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros do Estado do Qatar, e por Robert Dussey, ministro togolês dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Africana.

Os dois países mantêm relações nos domínios político, económico, científico e cultural, conclui a nota. (Panapress)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »