Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Primeiro-Ministro do Lesotho chega domingo em Luanda

O Primeiro-Ministro de Lesotho, Thomas Thabane, viaja no domingo para a capital angolana, Luanda, para informar ao Chefe de Estado, João Lourenço, sobre os últimos desenvolvimentos políticos no seu país, soube-se neste sábado.

A informação foi prestada sexta-feira, em Maseru, por Thabo Thakalekoala, chefe do gabinete de imprensa do Primeiro-Ministro, adiantando que a delegação do Lesotho integrará o ministro das Relações Exteriores, Lesego Makgothi, o Secretario do Governo, Moahloli Mpaka e outros altos responsáveis do país.

De acordo com a fonte, o Primeiro-Ministro informará também a João Lourenço, que interinamente, assume a presidência do Órgão de Política, Defesa e Segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), sobre os progressos até agora alcançados na implementação das reformas recomendadas pela organização regional com vista ao alcance da paz e estabilidade no Reino do Lesotho.

O Reino do Lesotho presentemente vive uma profunda crise política, acentuada com o assassinato de dois chefes das Forcas Armadas em 2015 e 2017, o que levou as autoridades do país a solicitar uma intervenção da SADC, que tem no país desde Dezembro último um contingente de 269 efectivos, entre militares, polícias, especialistas de inteligência e civis, no quadro da sua Missão de Prevenção para o Lesotho (SAPMIL).
A missão para a paz e estabilidade política do Lesotho é dirigida por Angola no âmbito da presidência rotativa do Órgão de Politica, Defesa e Segurança da SADC.

A visita de Thomas Thabane seque-se a uma efectuada recentemente a Maseru pela Secretaria Executiva da SADC, Stergomena Lawrence Tax, que se deslocou de seguida a Angola para informar o Presidente do Órgão de Política, Defesa e Segurança da organização regional sobre os esforços em curso para estabilização política do Lesotho.

A viagem do Primeiro-Ministro do Lesotho a Angola é parte de um périplo que o levará, de seguida, ao Ruanda e a África do Sul. No primeiro, Thomas Thabane participará na Cimeira extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana que vai lançar a Área de Comercio Livre de África.
Na África do Sul, Thabane fará parte de uma conferência sobre investimentos a ser organizada pela Cooperação Nacional do Lesotho Para o Desenvolvimento (LNDC).

O Reino do Lesotho é um pequeno estado situado no interior da África do Sul, com uma área de 30 mil quilómetros quadrados e uma população de cerca de dois milhões de habitantes. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »