Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Ministro dos Negócios Estrangeiros da India em Luanda

O reforço da cooperação bilateral e a prospecção do mercado africano trouxeram o ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros da Índia, Shri Akbar, a Luanda, para uma visita de trabalho de dois dias, no âmbito do périplo que efectua pelo continente.

Durante a sua permanência, em Luanda, o chefe da diplomacia india pretende identificar novas áreas de cooperação, bem como reforçar outros sectores com a assinatura de alguns acordos de cooperação.

De acordo com a agenda de trabalho, Shri Akbar vai proferir uma palestra, nesta quinta-feira, na faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto, sob o lema “Índia, África e o desenvolvimento do século XXI”.

O diplomata tem ainda programada uma recepção organizada pela Câmara de Comércio e Indústria Angola-Índia (CCIAI) e sexta-feira será recebido por membros do Executivo.

A CCIAI foi proclamada em Outubro de 2017, em Luanda, com o objectivo de reforçar a cooperação económica entre os dois países.

A Índia oferece anualmente a Angola 30 bolsas de estudo para cursos de pós-graduação e 30 vagas no âmbito do programa de cooperação técnica e económica indiana, para cursos médicos especializados aos profissionais de saúde.

Durante a Cimeira Índia – África, que decorreu em Outubro de 2015, em Nova Deli, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, anunciou a concessão, em cinco anos, de uma linha de crédito avaliada em dez bilhões de dólares para o Fundo de Desenvolvimento Índia-África e a cedência de dez mil bolsas de estudo a estudantes do continente.

Até 2013, as trocas comerciais entre os dois países rondavam os 7,5 biliões de dólares norte-americanos, com a exportação do petróleo angolano, mas devido à crise financeira, baixaram para 3,5 biliões. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »