Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Mbanza Kongo privada de abastecimento de água potável

A cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, está desde sexta-feira passada privada de abastecimento de água potável, devido ao desabamento do centro de captação erguido nas imediações do rio Luegi.

Segundo constatou hoje, segunda-feira, à Angop, no local, o deslizamento de terras esteve na origem da destruição da estrutura que assegurava a captação e bombagem de água a partir do rio Luegi para a zona alta da cidade de Mbanza Kongo, onde se encontra a estação de tratamento e distribuição.

A estação de captação de água de Mbanza Kongo existe há mais de 20 anos, estando no local a decorrer obras de construção de um novo sistema que terá a capacidade de bombear três mil metros cúbicos de água por hora.

A equipa de reportagem da Angop tentou ouvir reacções de responsáveis da direcção provincial da energia e águas, sem sucesso.

O actual sistema de abastecimento de água para Mbanza Kongo tem uma capacidade de 60 metros cúbicos por hora, cuja estação de tratamento, situada na zona alta da cidade, possui um reservatório semi-apoiado de 300 metros cúbicos, dois reservatórios elevados, sendo um de 150 metros cúbicos e o outro de 500 metros cúbicos.

A cidade de Mbanza Kongo conta com uma população estimada em mais de 150 mil habitantes distribuídos em cinco bairros: Sagrada Esperança, Álvaro Buta, Martins Kidito, 4 de Fevereiro e 11 de Novembro. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »