Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

FMI em Angola para avaliação das perspectivas macro-económicas

Uma delegação do Fundo Monetário Internacional (FMI) visita Angola de 01 a 14 de Março, ao abrigo do Artigo IV do Acordo Constitutivo daquela instituição de Bretton Woods, com o objectivo de rever as projecções macroeconómicas de médio prazo e manter o diálogo com as autoridades nacionais ligadas ao sector económico e financeiro.

A Agenda de eventos da Missão do FMI, referente ao exercício económico de 2018, prevê um total de 60 reuniões com membros do Executivo, com o Governador do Banco Nacional de Angola, com os Membros da Comissão de Economia e Finanças da Assembleia Nacional e com representantes de empresas estatais de petróleos, do sector financeiro e do sector privado não financeiro.

Estas reuniões destinam-se a avaliar as perspectivas macroeconómicas com base no Quadro Fiscal de Médio Prazo, tendo em vista a mitigação dos riscos associados à volatilidade dos preços e produção petrolífera e à inflação. A Missão do FMI pretende igualmente discutir e analisar a sustentabilidade da dívida pública, as contas externas do país, o ambiente de negócios, a diversificação da economia e o crescimento inclusivo, a solidez do sistema financeiro, a gestão de activos e o sistema tributário.

A visita anterior da Delegação do Fundo Monetário Internacional a Angola, realizada de 06 a 15 de Novembro de 2017, no âmbito da preparação da Missão de Vigilância ao Abrigo do Artigo IV, fez o acompanhamento intercalar da evolução da situação económica do País e actualizou as projecções macroeconómicas. Essa delegação foi liderada pelo Chefe da Missão de Supervisão Económica para Angola, Ricardo Velloso.

Esta Missão de Vigilância ao Abrigo do Artigo IV produzirá um relatório, que será submetido para aprovação à Directora-Geral do FMI e cujas recomendações serão tornadas públicas, dele se extraindo os indicadores a serem presentes no relatório de Primavera, em Abril próximo.

O FMI, de que Angola é membro desde 1989, é uma organização internacional criada em 1944, tendo como missão garantir a estabilidade do sistema monetário internacional, através de um Sistema de Vigilância Económica e Financeira mundial que visa consultar e monitorar regularmente o progresso das economias nacionais, identificando os principais factores de risco propiciadores de instabilidade económica ou financeira. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »