Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Enaltecido desempenho dos primeiros presidentes de Angola e Cuba

O papel desempenhado por António Agostinho Neto e Fidel Castro Ruz, primeiros presidentes de Angola e Cuba, na luta pela liberdade e independência de alguns países de África, foi enaltecido durante uma palestra realizada nesta quarta-feira, no bairro da Kinanga, distrito da Ingombota, em Luanda.

O reconhecimento foi feito durante uma conferência realizada no Memorial António Agostinho Neto sob o tema “ Neto e Fidel: uma amizade que contribuiu para a libertação de África”.

O prelector foi secretário-geral da Associação de Amizade Angola e Cuba, Fernando Jaime que fez uma narração sobre as acções da intervenção cubana, desde Janeiro de 1961, que se estendeu para muitos países de africanos culminando com a independência de Angola e libertação de outros, principalmente da África Austral.

Por sua vez, a embaixadora de Cuba em Angola, Ester Glória Cardena, disse que os sentimentos solidários dos dois líderes representa a história de povos que decidiram combater pelo direito de ser livre e ajudando outras pátrias.

A conferência foi concebida para reflectir sobre o resgate de valores como a amizade e a liberdade, visando a construção de uma sociedade moderna, actuante e solidária onde a consciência patriótica e o civismo, devem constituir o ponto de partida.

Durante a conferência organizada pelo Centro Cultural, Agostinho Neto do Bairro Operário, artistas angolanos e cubanos entoaram várias músicas no estilo de trova.

Estiveram presentes deputados, membros do Executivo, das Forças Armadas Angolanas, Polícia Nacional, antigos estudantes angolanos em Cuba e da Organização de Pioneiros de Agostinho Neto (OPA). (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »