Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

BAD financia projectos no valor de USD 797 milhões

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) tem actualmente uma carteira de financiamento para Angola no valor de 797 milhões de dólares norte-americanos, para nove projectos.

Da carteira de projectos, 54,9 por cento para o financeiro, 15,1 por cento para agricultura, 14,2% para água e saneamento, 10,3 % para o sector social, 2,1% meio-ambiente, 2,9% para apoio multi-sectorial (incluindo a capacitação institucional para o desenvolvimento do sector privado) e transportes (0.5%).

Para avaliar a implementação dos projectos financiados em Angola, uma delegação de assessores dos directores executivos do BAD encontra-se desde o dia 19 do mês em curso no país.

A missão, que termina o seu trabalho no país nesta sexta-feira, visitou o Aproveitamento Hidroeléctrico de Laúca e o projecto de pesca artesanal no Cabo Ledo, assim como prevê encontros com membros do Governo angolano.

Em Abril de 2017, o BAD aprovou uma nova Estratégia de Cooperação para Angola para o quinquénio 2017-2021.

Esta estratégia foi elaborada em estreita colaboração com o Governo de Angola, e as suas linhas de intervenção estão articuladas com a Estratégia de Longo Prazo 2013-2022 do BAD, e suas cinco áreas prioritárias nomeadamente: iluminar a África, alimentar a África, industrializar a África, integrar a África e melhorar a qualidade de vida dos Africanos.

A estratégia do BAD também está alinhada com a Visão 2025 e o Programa do Governo para o Período 2017-2022. Por isso, a estratégia do BAD está orientada para o apoio à diversificação da economia angolana através de investimentos integrados para a transformação do sector agrícola e apoio ao desenvolvimento de infra-estruturas (por exemplo energia, transportes e água e saneamento).

Angola é membro regional do BAD desde 23 de Junho de 1980. Desde então foram financiados pelo BAD 44 projectos, num montante total equivalente a USD 2.07 biliões, em diversos sectores, nomeadamente: energia, água e saneamento, agricultura, ambiente, transporte, social, finanças e governação. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »