Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Estado deve elaborar políticas de inclusão social para autistas

O Estado angolano deve elaborar políticas públicas que permitem a inclusão social das pessoas que sofrem de autismo, para acabar com os estigmas e exclusões da sociedade, inclusive no seio da própria família, defendeu o sociólogo Paulo de Carvalho.

O sociólogo dissertou sobre os “desafios do Estado para a gestão das políticas públicas para as pessoas com deficiência – o caso de pessoas com autismo”, na terceira Conferência de Pessoa com Autismo, em curso de 31 de Março a 2 de Abril do corrente ano, no Memorial António Agostinho Neto.

Disse que essas políticas devem consubstanciar-se no alargamento do acesso a oportunidade, tratamentos de distúrbios, disseminação de informação sobre os transtornos, combate a discriminação e estigmatização, entre outras.

Durante a sua explanação, adiantou que o autismo está associado a outros transtornos de várias índole, como psicológico, motora, fisiológicas, sociais, bem como as acessibilidades aos serviços.

O evento decorre sob o lema “Autismo, Família, Comunidade e Sociedade”, no âmbito das celebrações do Dia Mundial do Autismo, a ser assinalado a 2 de Abril, numa promoção da Associação Angolana de Amigos de Autista (ASSAMA)

A Associação Angolana de Amigos de Autistas (ASSAMA) é uma associação de solidariedade social que rege pelo seu estatuto e demais legislação vigente no país, cuja missão consubstancia-se em ajudar os pais e crianças autistas, promover a formação e a educação das pessoas com espectro autistas, apoiar a investigação da etiologia e colaborar com instituições congéneres angolanas e estrangeiras.

A efeméride instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), com intuito de alertar as sociedades e os governos sobre a síndrome que afecta mais de 70 milhões de pessoas em todo mundo, sofrem dessa patologia.

O autismo é um transtorno global de desenvolvimento infantil que se manifesta até os três anos de idade e que se prolonga por toda vida. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »