Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Zona de comércio livre em África na incerteza

A intenção dos líderes africanos corre o risco de falhar, porque os blocos económicos regionais ainda não abriram totalmente as suas zonas de comércio livre, diz o moçambicano Tomaz Salomão.

O protocolo da criação de zona de comércio livre em África, assinado por alguns líderes africanos semana passada em Kigali, capital do Ruanda, está ameaçado.

Os gigantes económicos africanos são cépticos quanto à abertura dos seus mercados domésticos a curto ou a médio prazo.

A Nigéria, segunda maior económica continental depois da África do Sul, boicotou a cimeira de Kigali.

Para o economista e antigo secretário executivo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral,Tomaz Salomão, a intenção dos líderes africanos corre o risco de falhar, porque os blocos económicos regionais ainda não abriram totalmente as suas zonas de comércio livre.

Moçambique assinou a declaração de intenção para a adesão à zona de comercio livre, mas o empresário moçambicano José Mendes considera que o seu pais não tem estratégia comparticipar na zona de comercio livre africana.

Entretanto, Angola e Moçambique estão perdidos entre os cinco maiores destinos de investimentos em África e os últimos 10 piores registados em 2017.

Os cinco países maiores destinos são liderados por Marrocos e juntos receberam investimento directo estrangeiro avaliado em 12.8 mil milhões de dólares norte-americanos em 2017.

Segundo a pesquisa da organização Quantum Global Research Lab, São Tome e Príncipe faz parte dos últimos 10 piores destinos africanos de investimento directo estrangeiro de 2017. (Voa)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »