Radio Calema
InicioAngolaRegiõesHuíla: Mulheres chamadas a exames para diagnóstico de cânceres

Huíla: Mulheres chamadas a exames para diagnóstico de cânceres

Duzentas e cinco mulheres afectas à OMA no município do Lubango foram hoje, sexta-feira, nesta cidade, exortadas a aderirem às consulta de exames de papanicolau e mamografia, feitas na Maternidade “Irene Neto” a fim de detectar-se, desde cedo a presença dos cânceres do útero e da mama.

O conselho foi dado pela Coordenadora do Grupo de Acompanhamento do Secretariado Provincial da OMA na Huíla para o Lubango, Rita Miranda, durante uma palestra com o tema “O câncer do útero e o câncer da mama”, ministrada por uma médica na especialidade de Genecologia/Obstetrícia, actividade que marcou o encerramento da “Jornada Março Mulher”, no município.

Afirmou que a palestra veio despertar a mulher para recorrer aos exames, principalmente ao exame do Papanicolau, feito na Maternidade do Lubango, pois os cancros do útero e da mama são doenças que podem afectam as mulheres a partir dos 14 anos de idade, muitas delas já com uma vida sexual activa.

A dirigente considera essencial que palestras do género sejam dirigidas também a homens e levá-los a exames pelo facto de existir um vírus só detectado no sémen do homem, denominado “papiloma vírus humano”.

Já a médica ginecologista-obstetra Fresiana Vassenje manifestou preocupação pelo facto de o país, com cerca de 28 milhões de habitantes, possuir apenas um centro de Oncologia, na província de Luanda, dificultando o diagnóstico atempadamente dos cânceres e o tratamento.

“As nossas mulheres ainda não estão conscientes de que devem fazer rotineiramente exames para detectar a doença, pois não têm a cultura de procurar os serviços de ginecologia obstetrícia se não estiverem doentes, daí ser uma preocupação de falarmos com elas sobre o assunto”, salientou.

Explicou que factores como a idade (maior de 40 a 65 anos), a genética, a própria vida sexual da mulher, a menarca (primeira menstruação) quando aparece muito cedo, pode estar na base do desenvolvimento de cânceres do útero e o da mama.

Papanicolau é um exame para detectar células cancerosas no colo do útero e deve ser realizado em mulheres de 21 a 65 anos, pelo menos uma vez no ano, e o da mamografia, é um exame de imagem (raio-X) que também deve se ser feito anualmente a partir dos 40 anos, permite detectar a existência de nódulos, assimetrias mamárias, micro calcificações, entre outras alterações e lesões que ainda não são perceptíveis e palpáveis.

Durante a Jornada Março-Mulher, iniciada em finais de Fevereiro, foram realizadas palestras relacionadas ao empreendedorismo feminino, o empoderamento da mulher, uma campanha de doação de sangue na Maternidade do Lubango, palestras na Universidade Mandume Ya Ndemufayo sobre o surgimento da OMA, campanhas de limpeza, entre outras acções de solidariedade. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.