Radio Calema
InicioCulturaDestaques CulturaReconhecida importância do património cultural subaquático

Reconhecida importância do património cultural subaquático

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura ( UNESCO ) reconheceu, quarta-feira, no Centro Cultural Português , em Luanda, a importância cultural subaquático, enquanto parte integrante do património cultural da humanidade e também elemento particularmente importante da historia dos povos, das nações e das suas relações mútuas no concernente aos seus bens comuns.

Tal afirmação foi feita pelo coordenador da sub comissão da cultura nacional da UNESCO, Afonso Valentim, durante a conferência sobre o Património Cultural Angolano, uma organização conjunta entre o Centro Cultural Português e o Ministério da Cultura.

De acordo com o responsável, os oceanos constituem o maior museu do mundo, pelo facto de numerosos navios no período das descobertas e do tráfico negreiro que afundaram , passados vários anos , aparecem bens conservados nos fundos dos mares.

Nesta óptica , o coordenador afirmou ser importante proteger e preservar o património cultural subaquático e a responsabilidade para o efeito incumbe a todos os Estados.

O coordenador da sub comissão da cultura nacional da UNESCO, Afonso Valentim explicou na ocasião , que entende-se por património cultural subaquático todos os traços humanos apresentando um carácter cultural , histórico ou arqueológico que são imersos, parcialmente ou totalmente, periodicamente ou em permanência.

Pode-se ainda considerar património cultural subaquático, os sítios , estruturas, barcos, objectos e restos humanos, assim como o seu contexto arqueológico e natural ( caso dos barcos negreiros que afundaram ) e os objectos de carácter pré-histórico, entre outros.

A convenção sobre a protecção do património cultural subaquático foi aprovada em Paris ( França ) no dia 2 de Novembro de 2011. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.