Radio Calema
InicioDesportoBasquetebolHomens do apito aguardam prémios

Homens do apito aguardam prémios

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), encabeçada por Hélder Martins da Cruz “Maneda”, prometeu liquidar todos os pendentes com os juízes, comissários e oficiais de mesa, até ao final do mês em curso, segundo apurou o Jornal dos Desportos, junto de uma fonte próxima da Associação Nacional de Juízes de Basquetebol de Angola (ANJBA).

Depois de sucessivas reuniões, o actual homem forte do órgão reitor da modalidade no país, prometeu pagar as dívidas até sábado dia 31, data em que está igualmente programada para o arranque da quarta e última etapa da fase regular da 40ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, vulgo Unitel Basket, competição que tem na liderança o Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto), agora com 53 pontos, contra 49 do Atlético Petróleos de Luanda, na segunda posição da tabela classificativa.

“Nós temos mantido sistematicamente reuniões com a direcção da federação angolana da modalidade, na pessoa do presidente, Hélder Martins da Cruz “Maneda”, para se resolver a situação dos prémios que estão em atraso.

O presidente deu-nos a sua palavra, afirmando categoricamente que todos os pendentes seriam pagos até ao dia 31 do mês em curso. Portanto, estamos todos na expectativa, e espero muito sinceramente que desta vez o presidente Hélder Martins da Cruz “Maneda” honre com a sua palavra”, alvitrou à nossa fonte.

Para além da dívida da temporada passada, para com os juízes, comissários e oficiais de mesa, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol não pagou um único centavo na presente edição do Unitel Basket, competição que amanhã tem agendada a última jornada da terceira volta, para desagrado dos homens do apito.

“Nós estamos a reclamar as dívidas da temporada passada. Amanhã, vamos entrar para a última jornada da terceira volta da 40ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos , a verdade é que até ao momento, não recebemos nada”, lamentou a nossa fonte que não colocou de parte a possível paragem do Unitel Basket.

“Penso que a bola está do lado da federação. Se a situação se mantiver seremos forçados a paralisar as nossas actividades nos próximos dias”, alertou a nossa fonte que confessou que o actual elenco veio dificultar a vida dos juízes.

“Nós no passado, tínhamos atrasos, era de 15 dias, um mês, e nunca dívidas de um ano e meio”, desabafou.
A direcção da FAB tem igualmente dívidas para com os oficiais de mesa, que trabalharam na primeira janela de qualificação zona africana para a Copa do Mundo, prova a disputar-se em oito cidades da República Popular da China, em 2019, Taça de Angola e torneio de apuramento da Taça dos Clubes Campeões Africanos, em seniores masculinos.

Unitel Basket
Terceira volta da competição encerra amanhã

Cinco partidas marcam amanhã, sexta-feira, o encerramento da terceira volta da fase regular da 40ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, vulgo Unitel Basket, competição que tem na liderança a formação do 1º de Agosto com 53 pontos, contra 49 do rival Atlético Petróleos de Luanda, na segunda posição da aludida competição.

Os destaques recaem sem sombras de dúvidas para os desafios que vão colocar frente a frente o 1º de Agosto ao Grupo Desportivo Interclube, no Pavilhão Victorino Cunha, a partir das 19h00, e Sport Libolo e Benfica ao Atlético Sport Aviação (ASA), no Pavilhão do Dream Space, em Viana, a partir das 20h00.

A nona e última jornada da terceira volta da fase regular da 40ª edição do Unitel Basket compreende ainda, as seguintes partidas: Atlético Petróleos de Luanda -Crisgunza, às 15h30 minutos, no Pavilhão Arena do Kilamba, Universidade Lusíada -Clube Desportivo Marinha de Guerra às 18h00, igualmente no Pavilhão Arena do Kilamba, e Academia Helmarc -Futebol Clube Vila Clotilde, desafio previsto para as 20h30 minutos no Pavilhão Arena do Kilamba.

Entretanto, na formação do Clube Central das Forças Armadas Angolanas o extremo base, Edson Ndoniema, e o poste Felizardo Ambrósio, constituem as únicas preocupações do técnico angolano, Paulo Macedo, que tenciona fechar a terceira volta da prova de forma invicta. Edson Ndoniema recupera de um surto palúdico, enquanto o companheiro de equipa e de selecção recupera satisfatoriamente de uma lesão no ombro esquerdo.

Apesar destas contrariedades, os militares vão aproveitar o factor casa, a fim de conseguirem mais um triunfo na competição, em que são líderes indiscutíveis da 40ª edição do Unitel Basket, agora, com 53 pontos.

Por seu turno, a equipa adstrita à Polícia Nacional, agora na versão Manuel Sousa “Necas”, vai tentar surpreender a equipa caseira, que está fortemente embalada na conquista do 19º título nacional.

No sábado, a competição prossegue com a disputa da primeira jornada da quarta e última etapa da fase regular do Unitel Basket, em que o destaque vai para o desafio que coloca frente à frente, Sport Libolo e Benfica ao Grupo Desportivo Interclube. As equipas, 1º de Agosto, Atlético Petróleos de Luanda e Sport Libolo e Benfica ocupam as três primeiras posições da tabela classificativa da prova, com 53, 49 e 47 pontos, respectivamente.

Atlético Sport Aviação (ASA) ocupa o quarto posto, com 44 pontos, seguido da Marinha de Guerra, com 41 pontos, em quinto lugar. Futebol Clube Vila Clotilde, Lusíada, Helmarc e Crisgunza ocupam as posições imediatas, com 37, 33, 31 e 28 pontos, respectivamente.

Taça de Angola
ASA e Helmarc estão nos quartos

As equipas de basquetebol séniores masculinas do Atlético Sport Aviação (ASA) e da Academia Helmarc estão apuradas para os quartos de final da Taça de Angola.

Com vantagem magra de um ponto (77-76), a formação aviadora venceu na última terça-feira, o Clube Universidade Lusíada, desta vez por 73-53, partida a contar para a segunda mão da fase provincial da aludida competição.
Na outra partida, a Academia Helmarc deixou de fora o Futebol Clube Vila Clotilde, a quem venceu, por 81-74, depois de vencer o opositor na primeira mão, por 66-57.

Entretanto, a formação da Academia Helmarc vai medir forças nos quartos de final com a formação do 1º de Agosto, eliminatória em que os militares são claramente favoritos à passagem para às meias-finais da aludida competição. Os aviadores vão defrontar a Marinha de Guerra.

Por seu lado, o Atlético Petróleos de Luanda vai medir forças com o Crisgunza, ao passo que o Sport Libolo e Benfica tem pela frente a formação do Grupo Desportivo Interclube. Os quartos-de-final joga-se nos dias 10 e 17 de Abril.

A formação do Recreativo do libolo do Cuanza -Sul, conjunto que cedeu os seus direitos desportivos ao Sport Libolo e Benfica, é o actual detentor do título da Taça de Angola.Juscelino da Silva

Amanhã
Festival da Páscoa
em mini basquetebol

A Associação Provincial de basquetebol realiza amanhã a partir das 8h00, o festival da Páscoa, em mini basquetebol, na quadra de jogos do Atlético Petróleos de Luanda.O festival conta com a participação das equipas de sub-10 e sub-12 do Atlético Petróleos de Luanda, Futebol Clube Vila Clotilde, Grupo Desportivo da Banca, 1º de Agosto, Sport Libolo e Benfica, Ferroviário, Interclube, Progresso, Formigas do Cazenga, Kilamba, A.S.F.C.

Os jogos vão realizar-se no mesmo dia, com início às 8h00, no sistema de todos contra todos. Os petizes jogam oito minutos por cada período. Hermenegildo Lopes, responsável pelo mini basquetebol da Associação Provincial de Luanda, disse à nossa reportagem que está tudo pronto para o arranque do festival que começa amanhã, no campo da equipa do Eixo-viário.

De acordo ainda com o dirigente, os clubes responsabilizam-se com os lanches e o transporte . O próximo festival realiza-se no dia 4 de Abril, em alusão ao Dia da Paz. (Jornal dos Desportos)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.