Radio Calema
InicioCiências e TecnologiaFinlândia coloca crianças do ensino primário a aprender com robots

Finlândia coloca crianças do ensino primário a aprender com robots

O professor é um Robot e chama-se Elias.

A Finlândia está a testar um projecto-piloto de colocar robots a ensinar crianças do ensino primário. O projecto inclui quatro robots humanóides e uma aplicação móvel a serem aplicados no contexto de sala de aula de escolas na cidade de Tampere.

O robot é capaz de perceber e falar 23 línguas diferentes. Está equipado para entender as perguntas dos alunos, responder, e incentivar à aprendizagem. Por exemplo, o robot está programado para reconhecer o nível de conhecimento dos pupilos num determinado assunto e ajustar as questões em conformidade com esse nível de conhecimento.

Até agora, a reacção dos professores que tem trabalhado com os robots parece ser positiva. “Eu penso que no novo currículo a principal ideia é conseguir que as crianças se envolvam e que fiquem motivadas e activas. Eu vejo o Elias como uma das ferramentas para conseguir diferentes tipos de práticas e diferentes tipos de actividades na sala de aula”, disse a professora Riika Kolunsarka à Reuters. Acrescentou que os professores precisam de manter a “mente aberta” em relação ao trabalho com robots.

O Elias tem a sua tecnologia baseada no robot humanóide NAO, da SoftBank, com software desenvolvido pela Utelias. O Elias é especializado em línguas. Tem um companheiro chamado OVObot, que é especializado em matemática e foi desenvolvido pela Finnish AI Robots.

Será que o futuro das salas de aula passará pela massificação da utilização de robots? (Maistecnologia)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.