Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Presidente da República e de Cabo Verde discutiram agenda bilateral em encontro na Ilha do Sal

Os chefes de Estado de Cabo Verde e Angola estiveram reunidos, segunda-feira, na ilha do Sal, com questões como o relacionamento bilateral, a comunidade lusófona e a supressão de vistos em cima da mesa, revelou hoje a presidência cabo-verdiana.

A Presidência da República de Cabo Verde explicou que o encontro Jorge Carlos Fonseca e João Lourenço ocorreu na tarde de segunda-feira, na ilha do Sal, aquando de uma escala do presidente angolano no âmbito de uma visita privada aos Estados Unidos da América.

Jorge Carlos Fonseca caracterizou o encontro como “muito cordial e útil”, adiantando que foram abordadas questões de “relacionamento bilateral, comunidade, vistos, ligações aéreas, empresariado e CPLP”, segundo o relato do encontro feito pela Presidência cabo-verdiana.

A abertura de Angola para a assinatura e implementação de um acordo bilateral de supressão de vistos em passaportes ordinários cabo-verdianos foi um dos assuntos da conversa, tendo Jorge Carlos Fonseca assinalado que Angola já tem acordos semelhantes com países como Moçambique, Namíbia e África do Sul.

Por sua vez, adianta a Presidência de Cabo Verde, o Presidente angolano mostrou-se “muito receptivo à criação de empresas mistas Cabo Verde/Angola em várias áreas, principalmente, na construção civil”.

João Lourenço reiterou a aceitação do convite para uma visita oficial a Cabo Verde, devendo as datas ser acertadas pela via diplomática, e reconfirmou a presença na Cimeira da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), agendada para 17 e 18 de Julho, na ilha do Sal.

O encontro terminou com um jantar entre os dois presidentes. (Sapo 24)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »