Radio Calema
InicioDestaquesPolícia Nacional intensifica combate aos crimes financeiros

Polícia Nacional intensifica combate aos crimes financeiros

A Polícia Nacional e o Serviço de Investigação Criminal (SIC) deverão intensificar o combate aos delitos de corrupção e de índole financeira, que têm estado a contribuir para as dificuldades dos cidadãos.

A informação foi avançada esta quarta-feira pelo ministro do Interior, Ângelo Veiga Tavares, na abertura do Conselho Consultivo Alargado do sector que dirige, para quem a corporação deve ser mais contundente no combate às ilicitudes, fundamentalmente ligadas à corrupção.

Nos últimos tempos têm sido denunciados vários ilícitos de corrupção e de índole financeira à Procuradoria-Geral da República (PGR) e os suspeitos constituído arguidos.

No que diz respeito ao trabalho dos órgãos policiais, o ministro entende que a cooperação internacional deve ser mais explorada para combater os crimes transnacionais, através da Interpol e dos acordos bilaterais e multilaterais, de modo a permitir a recuperação dos activos financeiros no exterior.

O governante quer também que se acelere a capacitação dos órgãos policiais para combater com rigor os crimes cibernéticos e, ao mesmo tempo, trabalhar no sentido de contribuir para a educação jurídica da população, de modo a participar mais na sua própria segurança.

Ângelo Tavares felicitou também a Polícia Nacional, pela forma como vem reduzindo as cifras negras de registos dos crimes, augurando que os órgãos afins continuem a trabalhar no sentido dos dados estatísticos serem cada vez mais fiáveis.

Em relação ao Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), notou que o órgão deve capacitar-se cada vez mais, com vista a adaptar-se e dar resposta pronta ao momento actual, que recomenda mais abertura com vista ao incentivo do investimento e do turismo.

Entre os temas em discussão no Conselho Consultivo, que termina quinta-feira, destaque para o projecto de vídeo vigilância, que contribuirá sobremaneira para que possam ser instalados mecanismos que permitam uma maior segurança individual e colectiva.

Participam no evento os delegados provinciais e responsáveis dos órgãos centrais do Ministério do Interior. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.