Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Conferência Nacional sobre o Ensino Primário estuda soluções para a Educação angolana

O Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda, recebe nos próximos dois dias, 28 e 29 de Março, uma Conferência Nacional sobre o Ensino Primário, promovida pela associação cívica Handeka, com o objectivo de “encontrar soluções para os graves problemas” que esse subsistema enfrenta.

Sob o lema “Ensino primário universal, condição para o desenvolvimento” a Conferência Nacional sobre o Ensino Primário, promovida pela associação cívica Handeka, arranca amanhã, 28, às 9h, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda.

Com uma lista de oradores que inclui, entre outros, o representante residente do Sistema da Nações Unidas em Angola, Paolo Balladelli, o economista Alves da Rocha e o professor doutor Filipe Zau, o evento vai debruçar-se sobre cinco grandes temas.

Nomeadamente: “Financiamento e Universalidade”, “Realidade dos Professores”, “Reforma Educativa – diagnóstico e perspectivas”, “Educação Humanizante” e “Tipologia das Escolas Rurais”.

A análise produzida ao longo dos dois dias de conferência será utilizada para dar início a um “estudo sobre o diagnóstico referente à situação actual do Ensino Primário que resultará num relatório”, informa a Handeka.

Segundo a associação, este trabalho será efectuado em parceria com o Centro de Estudos e Investigação Científica (CEIC) da Universidade Católica.

“É intenção deste estudo introduzir a ética, a cidadania, a democracia participativa, os direitos e os deveres, boa governação e solidariedade como matérias de crucial importância, a fim de moldar o cidadão desde a infância para que se torne consciente do seu papel na sociedade e da sua responsabilidade na comunidade”, explicam os promotores da conferência.

Na mensagem de divulgação do evento, assinada por Alexandra Simeão, ex-vice-ministra da Educação e presidente da Handeka, assinala-se ainda que o encontro pretende “pensar em voz alta acerca dos desafios que se colocam para que o Ensino Primário alcance o patamar da eficácia e da universalização”. (Novo Jornal Online)

1 comentário
  1. emiliano muhongo Diz

    gostei muito

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »